Pular para o conteúdo principal

VERTICAL

     O mundo anda tão vertical. As coisas não costumavam ser assim.

    Hoje fiz backup de algumas fotos que estavam no celular para o computador. Eu faço isso de tempos em tempos, por segurança. Enquanto transferia os arquivos, revi algumas fotos do último backup que eu havia feito. Encontrei algumas muito bonitas, até me surpreendi, pois ampliadas na tela do monitor, as imagens ficavam muito mais nítidas do que na tela do celular. A que achei mais bonita era de um pôr do sol, com uma paleta de cores impressionante. O sol estava se pondo no horizonte bem acima da margem do rio, e apareciam diversos reflexos da luz em todos os tons de azul e laranja possíveis. O que mais chamava a atenção era o contorno de um barco à vela, bem no meio da foto, que só era possível notar graças à sombra que o sol fazia atrás do barco. Sempre usei aqueles planos de fundo padrão do Windows, o que acaba nem fazendo diferença no dia a dia, pois eu só ligo o computador à noite por algumas horas, antes de dormir. Porém, olhando aquela foto, achei o plano de fundo padrão do meu Windows tão chato, ele merecia uma foto igual àquela do pôr do sol. Mas... havia algo estranho. Levei alguns segundos até perceber que a foto estava... na vertical. A foto estava na vertical!

    Eu não poderia usar como plano de fundo uma foto que estivesse na vertical, é óbvio. Lamentei por aquilo, e me perguntei porque eu não havia tirado uma foto na horizontal também. O motivo de tirarmos tantas fotos na vertical hoje em dia é evidente: as redes sociais. Ninguém mais vira o celular para olhar uma foto. Para assistir algum vídeo ou filme até vai, mas para olhar uma foto? Muita burocracia! Hoje em dia as coisas acontecem tão rápido, que alguns segundos são o suficiente para registrar a informação de uma simples imagem. Em um momento ela esta lá, no momento seguinte já não está mais. Cada vez mais raras são as fotos horizontais.

    Bons tempos eram quando as pessoas precisavam revelar os rolos de filmes negativos para obter as fotos. Havia sempre uma apreensão para descobrir se elas iriam ou não ficar nítidas após serem reveladas, pois sempre havia a possibilidade de o filme ter queimado por algum descuido. Depois de reveladas, as fotos eram com muito cuidado manuseadas e, na maioria das vezes, guardadas em álbuns como se fossem algo extremamente valioso. E de fato eram. As fotos eram muito mais valiosas do que são hoje em dia. Uma vez perguntei à minha avó qual seria o primeiro objeto que ela salvaria se a sua casa começasse a pegar fogo, caso não houvesse nenhuma pessoa ou animal dentro. Ela respondeu que com certeza seria a caixa onde ela guardava os álbuns de foto da família. Quem nunca passou pela situação de "sessão fotos antigas" da família? Momento este onde o álbum passa de mão em mão, enquanto comentários e lembranças de histórias engraçadas são trazidos à conversa. Fotos verticais? Apenas se fossem porta-retratos ou alguma pose. Na grande maioria, elas eram quase sempre horizontais.

    As próprias relações antigamente eram mais horizontais. As rodas de pessoas para compartilhar fotos em uma conversa são um exemplo disso. Hoje em dia uma mesma foto é vista por milhares de pessoas ao mesmo tempo! E, claro, todas na vertical. As relações crescem para cima, não mais para o lado. Curtidas, visualizações, ego, status, quanto mais, melhor. O que está ao redor se torna ofuscado pelo que está acima. O que costumava ser pessoal, hoje é virtual. Mais pixels, menos social. Mais vertical, menos horizontal.

    Da próxima vez que eu for tirar uma foto com o celular em pé, preciso lembrar de também tirar uma com ele deitado. Assim, pelo menos, eu vou poder ter um bom plano de fundo para o meu computador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAVORITO

     Quando eu era pequeno, perguntava inúmeras coisas aos meus pais. Coisas do tipo: "qual é a sua música favorita?", "qual é o seu filme favorito?", "qual a sua comida favorita?", e tantas outras parecidas. "Eu não tenho uma música favorita. Eu gosto de tantas, não consigo escolher uma!", eles sempre respondiam. Como eles podiam não ter uma música favorita? É tão fácil escolher uma, eu pensava. A minha música favorita, por exemplo, eu tinha na ponta da língua: Giz, da banda Legião Urbana. Eu não entendia como meus pais não conseguiam ter uma favorita entre todas. "Eu não tenho um filme favorito, existem vários que eu gosto", eles também respondiam. Vários que eu gosto? Mas eu queria saber o favorito! Como podiam não ter um favorito? O meu filme era fácil, e eu sabia todas as falas de cor: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, é óbvio! Sobre a comida favorita eu nem tentava entender, ou melhor, essa questão é a que eu não entendia d

BICICLETA

     Hoje eu fui até Charqueadas pedalando. Foram 80 km até uma festa de aniversário. Eu não precisava, mas uma semana antes eu havia decidido que iria de bicicleta. Porém, no dia eu procurei desculpas para não ir. Eu queria ir, e estava até decidido; passei a semana inteira planejando a rota e conhecendo o trajeto. Mas no fundo, eu sentia um receio, pois sabia que era perigoso, ainda mais porque eu percorreria parte do trajeto já à noite. Então, eu usava a possibilidade de chuva como uma carta na manga e uma desculpa preparada caso eu desistisse e, ao invés disso, poder pegar carona com um amigo que iria de carro. Quando amanheceu o dia, eu estava disposto, e me levantei ainda com o pensamento de que iria fazer a tal aventura.     Conforme as horas foram passando, eu sentia que ficava um pouco apreensivo. Será que valia mesmo a pena? Lembrei então de quando eu pedalei na autoestrada pela primeira vez. A primeira vez que andei com a minha bicicleta foi percorrendo uma distância de 50km