Pular para o conteúdo principal

MORO NUM PAÍS TROPICAL 2

Estamos diante de um dos maiores massacres da história brasileira, mas ele é apenas o resultado da maneira que se encontra nosso país.

          Muitas pessoas se comoveram, e ainda estão comovidas, quando, no dia 07 de abril de 2011, assistiram aos telejornais o caso das crianças assassinadas em uma escola do Rio de Janeiro. E daqui a um mês, será que ainda estarão? Infelizmente, casos como esse não cessarão de acontecer, pois, como um ciclo, eles irão se repetir até que um dia o Governo (e toda a população) pare e pense: “não podemos mais continuar desse jeito”.

          Não é de hoje que a segurança nas escolas públicas está um caos. Os alunos já não têm mais respeito para com os professores. Em algumas escolas, o professor não pode exercer sua autoridade, pois, caso um aluno sinta-se ofendido, ele pode não voltar a lecionar novamente. Já houve muitos relatos de professores que sofreram agressões físicas de seus alunos, e isso é inadmissível. Há também casos em que professores agridem alunos, não podemos negar.

          A base de qualquer sociedade é a educação. Não há desenvolvimento sem educação. Como, por exemplo, um cidadão, sem o mínimo grau de escolaridade, poderá ser um trabalhador competente, com condições de contribuir no desenvolvimento de seu país, e de si mesmo? A escola não serve somente para decorarmos fórmulas e datas, serve para formar cidadãos. O que estou querendo dizer, é que esse valor da importância da escola foi perdido, pelo Governo e pela grande maioria da população, também. Fiquei impressionado quando ouvi dois garotos conversando no ônibus uma vez. Eles estavam xingando seu colégio e seus professores, e prestei atenção à conversa. Um deles perguntou para o outro, “e aí ‘meu’, vamos ‘matar’ a aula hoje?”, e o outro respondeu “bah, não sei”, “qual é cara, hoje é quinta-feira, vamos dar ‘uma banda’ no centro”, disse o primeiro. Eu fiquei imaginando o que seria do futuro deles. Logo após, começaram a falar sobre outro colega, que já havia assaltado algumas pessoas com uma arma. Estavam preocupados que ele fosse “em cana”. “Colégio”, “professores”, “arma”, palavras familiares, não?

          O bulling é uma das causas de existirem pessoas como esse assassino. Veja bem, eu não estou justificando tal atitude(não há justificativa) , só estou dizendo que já tivemos inúmeras provas de que o bulling é capaz de transformar crianças em monstros. Então, já está mais do que na hora de acabarmos com essas atitudes, até mesmo as mais simples como: caçoar da aparência das pessoas, colocar apelidos nos outros, excluir indivíduos de um grupo, entre outras.

          Apesar de a mídia insistir em casos como esse, não podemos nos esquecer de que a saúde pública é tão precária quanto a segurança nas escolas. Será, por exemplo, que essas mortes foram piores do que as pessoas que morrem nas filas dos hospitais públicos? Para os pais das crianças com certeza. Porém, sem querer ser insensível, eu digo que não. Mas por que será que são os tipos de casos como o massacre recente no RJ que mais aparecem na mídia? Simplesmente por causa do ibope.



Texto publicado por mim originalmente em 13/04/2011, no site fufa2008.blogspot.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor

     Imagine uma pessoa que nunca fez nada por ninguém. Imagine que essa pessoa simplesmente não contribuiu e nunca irá contribuir socialmente para a humanidade, em nenhum sentido. Ela não sai com ninguém, ela não vê ninguém, não vai conhecer lugares sozinha. Não sabe tocar algum instrumento musical, para quem sabe atrair pelo menos a atenção de alguém. Ela não conversa, não saberia dialogar e nem puxar assunto com ninguém. Não teve uma primeira paixão na adolescência, nem nunca teve o primeiro beijo. Será que alguém já lhe amou? Afinal, que motivo teria para lhe amar? Imagine que essa pessoa nunca falou.       Agora imagine que essa pessoa tem uma mãe, e essa mãe tenha ficado, desde o momento que essa pessoa nasceu, literalmente o tempo inteiro ao seu lado. Imagine que ao nascer, essa pessoa recebeu a notícia de que logo iria partir. Um prazo lhe foi dado: meses de vida. Imagine que a mãe, ao ouvir isso, não deu bola alguma, não faria diferença. Essa ...

AS PERIPÉCIAS DE UM GAROTO ESTRANHO

UMA OPERÁRIA A MENOS           Deodor sempre foi visto como o mais estranho entre seus iguais (ele é uma pessoa, aos poucos eu descobri isso). Aliás, não havia ninguém igual a ele.           Quando era criança, costumava fazer pequenos hospitais para insetos que estavam morrendo (a maioria das vezes ele mesmo causava isso), e ficava o dia todo trabalhando na recuperação dos pobres animais. Mas agora a história é sobre um desses animais, apenas. A história vai parecer um pouco infantil, mas é porque Deodor era infantil (ou é, não sei, depende). Um dia, na 2° série, achou uma abelha morrendo dentro da sala de aula e tratou logo de socorrê-la. Não escutou uma só palavra do que a professora dissera durante a aula. No recreio aproveitou para cuidar melhor do himenóptero. O pátio da escola começava logo na saída das salas de aula, era uma grande área aberta rodeada de árvores, e ao pé de cada árvore havia um banco. Colocou o inseto em cim...

FAVORITO

     Quando eu era pequeno, perguntava inúmeras coisas aos meus pais. Coisas do tipo: "qual é a sua música favorita?", "qual é o seu filme favorito?", "qual a sua comida favorita?", e tantas outras parecidas. "Eu não tenho uma música favorita. Eu gosto de tantas, não consigo escolher uma!", eles sempre respondiam. Como eles podiam não ter uma música favorita? É tão fácil escolher uma, eu pensava. A minha música favorita, por exemplo, eu tinha na ponta da língua: Giz, da banda Legião Urbana. Eu não entendia como meus pais não conseguiam ter uma favorita entre todas. "Eu não tenho um filme favorito, existem vários que eu gosto", eles também respondiam. Vários que eu gosto? Mas eu queria saber o favorito! Como podiam não ter um favorito? O meu filme era fácil, e eu sabia todas as falas de cor: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, é óbvio! Sobre a comida favorita eu nem tentava entender, ou melhor, essa questão é a que eu não entendia d...