Pular para o conteúdo principal

ALÍVIO

          Li certa vez em um livro que existia apenas um pecado, denominador comum entre todos eles: o roubo. Quando se mata alguém, se rouba o direita à vida, rouba dos filhos o pai e da esposa o marido. Quando se trapaceia, se rouba o direito à justiça; a mentira rouba a verdade. Aquilo fez muito sentido para mim na época.

          Ora, das boas sensações que podemos sentir, todas se resumem em uma só: o alívio. Quem já passou por algum aperto, imaginando a pior das situações que podiam ter acontecido, e no fim tudo não passou de especulação sabe muito bem dizer como foi grande o alívio ao descobrir que nada de ruim aconteceu. Ou então quando estamos morrendo de vontade de comer aquele prato delicioso que não comemos há tempos. O alívio após nos deliciarmos com o mesmo é gigantesco, uma sensação de felicidade plena.

          Quem nunca se apaixonou? Cada troca de olhares com a pessoa amada é um mini ataque cardíaco. O coração acelerado. Mãos suando. Pernas tremendo. Quando finalmente revelamos o que sentimos, um alívio leva embora todas as inseguranças bobas que havíamos sentido, e ficamos tão leves que quase flutuamos após tirar aquele peso das costas. E quando a resposta for recíproca então? Melhor nem imaginar o alívio que seria...

          Estar sob pressão em algum trabalho ou tarefa é horrível, mas o alívio que vem logo após concluirmos é recompensador. Todos já passaram por aquela situação desagradável de estar em algum lugar publico e precisar ir urgentemente ao banheiro. Estar tão apertado que até caminhar é difícil. A sensação de alívio após ir ao banheiro é quase como um orgasmo. E falando em orgasmo... que sensação maravilhosa esse alívio de prazer!

          Ajudar alguém que passe por uma necessidade nos traz um alívio para a consciência,  a sensação de saber que estamos sendo altruístas é ótima.

          Esse pensamento estava em minha cabeça há anos. Que alívio finalmente poder colocar ele para fora!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JULGAR

Difícil, e nada certo, é julgar alguém antecipadamente. Alguns dias atrás, entrei no ônibus e encontrei o cobrador mais gentil que eu já havia visto. Ele desejou boa tarde para cada uma dos passageiros que estavam na minha frente e iam passando pela roleta. Quando chegou a minha vez, ele me olhou nos olhos e com um sorriso também disse: "boa tarde!". Eu respondi desejando o mesmo, e sentei no meu lugar. Às vezes um simples gesto como aquele pode alegrar o dia a dia das pessoas, mesmo que elas não percebam. Eu sentado imaginei que ele deveria ser uma pessoa muito feliz, uma pessoa muito boa também, que sabia levar a vida da melhor forma possível. Naquele momento eu realmente gostei daquele gesto e não sei porque, fiquei admirado com a sutileza que ele desejava boa tarde aos passageiros, mesmo que muitas vezes os mesmos não respondiam de volta. "Que pessoa legal esse cara!", eu pensei na hora. O que aconteceu depois me fez refletir e escrever esse texto.
 …

ESCRITOS CUNEIFORMES

A História sempre foi baseada em registros, sejam eles livros, pergaminhos, documentos, depoimentos, escritos cuneiformes ou arte rupestre. A História pôde ser contada através de simples desenhos nas paredes ou até mesmo por símbolos cuneiformes, pois são uma forma de registrar algum fato que aconteceu. Na era da internet, não é de se esperar que esses atos continuem; mas eles continuam.

          O ser humano, por natureza, gosta de ser valorizado, gosta de ser elogiado, e normalmente aquele que diz “não, é exagero seu” é porque quer ouvir o elogio novamente. O Colégio Militar de Porto Alegre é, por excelência, um histórico, renomado, e desejado estabelecimento de ensino. Pesquisas e resultados mostram que é um dos melhores colégios do Rio Grande do Sul, e do país. Os valores lá ensinados não são aprendidos em qualquer lugar. Não é à toa que já estudaram sete ex-presidentes da República em suas salas de aula.

O Casarão da Várzea prova sua competência pelo grande número de apr…