Pular para o conteúdo principal

ESCRITOS CUNEIFORMES

A História sempre foi baseada em registros, sejam eles livros, pergaminhos, documentos, depoimentos, escritos cuneiformes ou arte rupestre. A História pôde ser contada através de simples desenhos nas paredes ou até mesmo por símbolos cuneiformes, pois são uma forma de registrar algum fato que aconteceu. Na era da internet, não é de se esperar que esses atos continuem; mas eles continuam.

          O ser humano, por natureza, gosta de ser valorizado, gosta de ser elogiado, e normalmente aquele que diz “não, é exagero seu” é porque quer ouvir o elogio novamente. O Colégio Militar de Porto Alegre é, por excelência, um histórico, renomado, e desejado estabelecimento de ensino. Pesquisas e resultados mostram que é um dos melhores colégios do Rio Grande do Sul, e do país. Os valores lá ensinados não são aprendidos em qualquer lugar. Não é à toa que já estudaram sete ex-presidentes da República em suas salas de aula.

          O Casarão da Várzea prova sua competência pelo grande número de aprovações em vestibulares, concursos, e em competições esportivas Quem não teve a chance de desfrutar de tamanha oportunidade, a de estudar no CMPA, lamento, mas perdeu muito.


          Depois de tantas delongas eu pergunto: quem não gostaria de ter seu nome gravado nas pedras do CMPA? Como eu disse antes, o ser humano gosta de ser reconhecido, e qual reconhecimento seria maior do que ter seu nome gravado nas paredes do quase centenário Casarão da Várzea? É tradição dos ex-alunos escrever seus nomes nas pedras do chão do Casarão, além de ter seus nomes nas placas de formatura. Podemos ver nomes gravados no chão do colégio tão antigos quanto nossos avós. Assim, no futuro talvez nós mesmos possamos ser reconhecidos por nossos nomes gravados nas paredes ou no chão do CMPA. Quem sabe um de nós não será presidente daqui a alguns anos, ou trabalhar para grandes empresas como a Google ou a Intel, ser um escritor ou quem sabe um grande poeta, afinal não seria a primeira vez que isso aconteceria, não é mesmo?




Texto publicado por mim originalmente em 20/03/2011, no site fufa2008.blogspot.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEMBRANÇAS

Vê-la dormir me traz uma sensação de paz Que há muito tempo eu não sentia. Seus olhos, que há poucos instantes olhavam para mim Agora descansam em calmaria. A brisa que faz seu cabelo balançar Me hipnotiza enquanto aqui escrevo De repente, ainda dormindo Você procura por mim com seus braços. Você gosta de me ouvir tanto quanto eu gosto de lhe escutar Imagino o que você estaria agora a sonhar. Eu fecho os olhos, ainda acordado, deitado ao seu lado Ouvindo as músicas que tanto escutamos juntos, E isso me acalma de uma maneira singular. Fecho os olhos novamente, Você já não está lá Ouço as mesmas músicas,  Mas já não me acalmam como antigamente. Acordo, com você ainda me amando Mas percebo que foram apenas lembranças Acordo novamente, mais lembranças Novamente dura até quando? Esse poema, diferente do tempo Não é linear Mas e você, onde está? Eu queria estar ao seu lado Ou embaixo Ou em cima Com certeza dentro Só sei que eu quis estar com você. Mas não apenas em lembranças.

HORTELÃ

Um físico famoso, que há poucas décadas faleceu e juntou-se ao cosmos do universo, certa vez escreveu um livro onde narra os feitos da sonda espacial  Voyager  em direção a Saturno. Quando ela passou próxima ao planeta, recebeu ordens de virar suas câmeras em direção à Terra. A nave estava a 6 bilhões de quilômetros de distância, e por um leve acidente de geometria, nosso planeta ficou exatamente em cima de um raio de luz, causado pelo reflexo do sol na espaçonave. Na imagem, nosso planeta é apenas um pálido ponto azul (título do livro), ironicamente apoiado em uma faixa de incontáveis pontos iguais a pequenos grãos de areia. Esse relato acabou virando uma das reflexões mais famosas da evolução do pensamento científico moderno. Tudo que já aconteceu em nosso planeta, e tudo que vai acontecer, está contido em um minúsculo e imperceptível ponto em um mar de incontáveis corpos cósmicos. Todas as pessoas, que por ganância lutaram pelo poder, para governar e dominar o mundo por uma...

DANÇA

Ela me dá vontade de dançar Mesmo eu não sabendo Não é dança ainda Mas é como se fosse começar Eu pararia o tempo Para admirar o corpo dela Mas eu ficara para sempre Ouvindo ela falar